Sobre essências...


Quero falar agora da essência do capitalismo.
Poucos parecem saber que o nosso guia neste sistema é o lucro. Ou seja, o nosso objetivo no mundo é produzir dinheiro. Esta é a essência do nosso sistema, produzir dinheiro, gerar lucro, transformar as coisas em dinheiro.
Disse que poucos parecem saber por que este caminho é simplesmente suicida. Parece que as pessoas não têm noção de como é nocivo este nosso sistema. Não percebem que o futuro de nosso planeta é a imagem de uma bola de dinheiro.
Se transformarmos tudo em dinheiro, como podemos sobreviver?
Citarei agora a frase de um sábio chefe americano da tribo Suquamish, para tentar esclarecer mais o que quero dizer com este texto:
“só quando poluírem o último rio, matarem o último animal e derrubarem a última árvore vão perceber que dinheiro não se come.”
Chefe Sioux
Estamos indo para um abismo. Nosso futuro é a morte de todos os seres vivos e conseqüentemente, todo o planeta. Sem nós o planeta não é nada e sem ele não somos nada. Temos que perceber isso e mudar este sistema que só visa o lucro.
No meu ver, todos nós temos uma essência, como animais, que é a sobrevivência. Nosso planeta passa a ter essa essência a partir do momento em que compomos ele. Resumindo, nossa função é sobreviver, isto já está impregnado em nós. Se temos todos esses problemas no mundo de hoje é justamente por tentarem mudar isto. Não podemos querer mudar o mundo desta forma, porque ele simplesmente vai acabar se fizermos isso. E não me venham com a história de que é natural do ser humano juntar coisas. Todos nós sabemos que acima de tudo somos animais e a razão só deve ser usada pra ajudar o nosso mundo e a nós mesmos. O que não ocorre no capitalismo. O que eles fazem é usar a razão para dominar o pensamento mundial e assim colocar coisas a favor deles em nossas cabeças. Quer que eu cite algumas? Comprar, produzir, ganhar dinheiro, lucrar, “ser inteligente”, a ciência é a verdade, a razão nos diz tudo, eu sou feio, eu não estou na moda...
Não quero me alongar tanto falando disso. Depois farei mais textos falando dessas coisinhas. Principalmente o “ser inteligente”.
Pois bem. Quero encerrar falando mais sobre o que eu acho que seria o caminho melhor a se seguir. Ressaltando é claro que não estou certo, não sou o dono da verdade e que eu posso mudar de idéia.
Acho que o mundo deve seguir o caminho do equilíbrio e da harmonia. Temos que manter um equilíbrio em nosso próprio mundo entre razão e emoção. Nunca podemos cometer o erro de achar que apenas uma dessas está certa, ou que existe uma coisa certa. Pra cada um existe, mas não para o mundo todo. Temos que manter uma harmonia entre nós e nosso meio, ou seja, entre nós e o mundo. Temos que seguir juntos o caminho da sobrevivência, afim de aumentar nossos dias de vida. Pois creio que esta é a essência primeira, e não podemos querer mudá-la impondo que o lucro é mais importante. Um mundo livre é o que quero, para que cada um busque a sua verdade. Um mundo que estimula o crescimento do mundo e de nós como habitantes dele. E não um que quer transformá-lo em dinheiro, algo extremamente sem lógica, afinal, pra quem venderemos nosso planeta? De quem compraremos mais? Basicamente isso. Em breve publicarei textos mais consistentes sobre o que seria o meu “mundo ideal”.

(Arthur Hisoka Rodrigues)

0 comentários: